A Inteligência Emocional e o Autocontrole

Para compreensão deste tema recomendo que assistam ao filme Homens de Honra.

homem de honra

Síntese do Filme  “Homens de Honra”

Baseado em fatos reais, o filme relata a vida de um jovem negro no início dos anos 40, de origem humilde que gosta muito de mergulhar, e se alista na Marinha dos Estados Unidos, para conseguir se tornar um mergulhador.

Carl Brashear( Cuba Gooding, Jr ) é um jovem negro determinado a conquistar seus objetivos. Ele leva para sua vida as últimas palavras ditas por seu pai, ´´nunca desista, seja o melhor“. O jovem alista-se na Marinha e constata que os negros só trabalhavam na cozinha do navio e que tem dias de banho estipulados. Um dia é flagrado nadando fora do dia determinado e demonstra sua habilidade de nadador concorre a um lugar de mergulhador. Apesar de constantemente testado, com esforço e determinação ele consegue chegar à escola de mergulho onde se encontra com o oficial responsável pela formação de mergulhadores, que o trata com desprezo e desrespeito, mas que com o passar do tempo os dois homens constroem uma relação de respeito e admiração e mesmo após perder uma perna para salvar os companheiros, ainda assim, persiste e é obrigado a carregar a roupa de mergulho com mais de 100 kg para provar que pode continuar na profissão. Com o apoio do seu ex-chefe consegue então, a mais alta patente da Marinha dos Estados Unidos.

Lições aprendidas:

Carl Brashear conseguia controlar suas emoções mesmo em ambientes hostis, já a falta da IE vista no comportamento do chefe Sundey que se descontrolava quando algo saia do controle e como reflexo era possível verificar seu comportamento hostil e autodestrutivo , fazendo com que ele não obedecesse aos seus superiores.

Atualmente vivemos em um mundo onde cada vez mais temos o desafio em mantermos o autocontrole independente de onde estejamos. Isto pode ser necessário: em casa, no trânsito, no trabalho ou até mesmo quando estamos em momento de diversão.

As habilidades de autocontrole podem ser aprendidas, aprimoradas, treinadas e exploradas, independentemente da nossa capacidade nata ou da situação enfrentada.

 

 

Autor: Wilson Ferreira

Formado em Gestão de Recursos Humanos, Graduando Administração de Empresas e Pós-Graduando em MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. Venho aprofundar o estudo teórico e prático na área de administração de empresas, recursos humanos e gestão de pessoas. Oferendo aos participantes métodos e ferramentas capazes de envolver as pessoas nas estratégias e objetivos da empresa, considerando as transformações da sociedade contemporânea e as mudanças de paradigmas enfrentadas pelas organizações.

Deixe uma resposta