O que significa networking?

Image of male touching icon of social network

Networking nada mais é do que a habilidade de fazer e manter contatos profissionais sólidos e que são benéficos tanto para você quanto para os outros. Este é um dos canais mais importantes para conquistar o sucesso profissional.

Um networking ativo e eficiente pode aumentar consideravelmente as chances de uma boa colocação no mercado, bem como realização de novos projetos e surgimento de oportunidade de negócios.

Dicas para fazer um networking eficaz

Confira seis dicas importantes e saiba como fazer um networking eficaz e assertivo:

Se envolva em eventos ligados à sua área

Esteja sempre presente em eventos e cursos ligados à sua área de formação. Quanto mais você participar, mais chances de ser conhecido e ser reconhecido por outros profissionais você terá.

Tenha um cartão pessoal

Tenha sempre em mãos um cartão pessoal. Ele é um instrumento que facilita a abordagem ao conhecer um novo contato e faz com que você seja lembrado com facilidade. Seu cartão deve conter o seu nome completo, profissão, telefone e email.

Mantenha o seu currículo atualizado

Lembre-se de atualizar seu currículo com frequência ou sempre que agregar novos conhecimentos — seja uma mudança de emprego, de cargo, de carreira ou mesmo ao fazer novos cursos. Isso impede que você perca tempo quando precisar enviá-lo a um contato de sua rede de networking.

Tenha uma conta no Linkedin

As redes sociais têm se destacado como importantes canais de informação, com alcance rápido e instantâneo. Por isso, se você quer manter um bom networking, é fundamental que você esteja presente também no ambiente digital, principalmente no Linkedin — rede social focada no ambiente profissional e que amplia sua rede de contatos.

Organize seus contatos

Para potencializar seu networking, é muito importante que você conheça sua rede de contatos e saiba quem é quem quando precisar solicitar ajuda de algum profissional, seja para um novo emprego ou um novo projeto.

Para isso, organize seus contatos por categoria: separe-os entre amigos, conhecidos, colegas de trabalho, profissionais de eventos e workshops, negócios, mercado, entre outros.

Mantenha proximidade com sua rede de contatos

Dos seus contatos profissionais (considerando lista de emails, agenda do celular e redes sociais), com quantos você realmente mantém contato próximo? Quantos deles você vê ou conversa com certa frequência?

É muito importante pensar nesta questão, pois ter contatos não significa manter um bom networking. Do que adianta trocar cartões pessoais e não estreitar relações sólidas? Se você não se mantém ativo em seu networking, dificilmente ele surtirá efeito quando você precisar.

Por isso, tente manter proximidade com sua rede sempre que possível. Ligue, interaja nas redes sociais, troque emails, compartilhe… Tome cuidado, apenas, para não forçar a amizade e acabar se tornando hostil e invasivo. Lembre-se de manter cautela.

Disponível em:

http://www.ibccoaching.com.br/portal/relacionamento/o-que-significa-networking/

 

Anúncios

Autor: administradormaisvoce

Formado em Gestão de Recursos Humanos, Graduando Administração de Empresas e Pós-Graduando em MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. Venho aprofundar o estudo teórico e prático na área de administração de empresas, recursos humanos e gestão de pessoas. Oferendo aos participantes métodos e ferramentas capazes de envolver as pessoas nas estratégias e objetivos da empresa, considerando as transformações da sociedade contemporânea e as mudanças de paradigmas enfrentadas pelas organizações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s