CHECK-UP PROFISSIONAL PASSO A PASSO

AS QUESTÕES ABAIXO, SE RESPONDIDAS COM SINCERIDADE, VÃO AJUDAR VOCÊ A PENSAR SOBRE SEUS OBJETIVOS DE LONGO PRAZO E A CRIAR UM PLANO DE AÇÃO PARA SUA CARREIRA, PROCURE REGISTRAR AS RESPOSTAS NA AGENDA, NO COMPUTADOR OU NO CELULAR, TANTO FAZ.

download

ETAPA 1

INTERESSES E OBJETIVOS

A) Se eu tivesse oportunidade, trocaria de profissão ou de ocupação?

B) O que eu gostaria de fazer? Por quê?

C) Qual é meu sonho profissional? O que falta para chegar lá?

PLANO DE AÇÃO: avaliar o grau de satisfação com o trabalho e criar um projeto de médio ou longo prazo. Por exemplo: “Quero ser diretor da empresa em que trabalho; meu objetivo é ir para a atividade acadêmica…”. Crie metas alinhadas à sua vocação e elenque o que terá de fazer para atingi-las.

download (1)

ETAPA 2

PERFORMANCE PROFISSIONAL

A) Em que sou realmente bom?

B) Propus inovações ou contribuí significativamente na minha empresa?

C) Posso desempenhar outra função?

PLANO DE AÇÃO: você precisa diagnosticar tendências no mercado ( quais são as competências técnicas e comportamentais mais desejadas na sua área ) e planejar sua atualização profissional. Deve elevar ainda seu nível de cultura geral, conhecer novos recursos tecnológicos e diversificar fontes de acesso à informação.

1479731414981

ETAPA 3

VIDA FINANCEIRA

A) Tenho reserva financeira de contingência?

B) Se perder o emprego, quantos meses eu conseguiria viver só de minhas economias?

C) Há renda extra? Qual é o valor dela?

PLANO DE AÇÃO: o primeiro passo é mapear receitas, cortar gastos e passar a poupar no mínimo 10% dos rendimentos para emergências. Pesquisar e fazer investimentos produtivos faz parte do pacote,assim como buscar atividade extra remunerada, que não o sobrecarregue. Mas crie um plano B.

images

ETAPA 4

NETWORKING

A) Minha rede de contatos é ampla?

B) De que maneira cultivo relacionamentos? Visito, telefono, escrevo?

C) Registro e organizo os meus contatos e encontros?

PLANO DE AÇÃO: aqui, é muito importante revisar e aprender procedimentos de networking. Resgate cartões e e-mails e registre seus relacionamentos, particularmente os mais interessantes. Tenha como meta reservar alguns minutos do dia para conversar de maneira descontraída com as pessoas.

Fonte: Revista SA edição 218

 

Autor: Wilson Ferreira

Formado em Gestão de Recursos Humanos, Graduando Administração de Empresas e Pós-Graduando em MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. Venho aprofundar o estudo teórico e prático na área de administração de empresas, recursos humanos e gestão de pessoas. Oferendo aos participantes métodos e ferramentas capazes de envolver as pessoas nas estratégias e objetivos da empresa, considerando as transformações da sociedade contemporânea e as mudanças de paradigmas enfrentadas pelas organizações.

Deixe uma resposta