A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL

autoconhecimento

O autoconhecimento permite que você descubra suas qualidades, capacidades, bem como seus pontos que devem ser melhorados.

Investir em autoconhecimento é designar esforços para conhecer a si mesmo e a suas emoções. É descobrir suas qualidades, capacidades, bem como seus pontos que devem ser melhorados. Além disso, é também saber lidar com isso tudo e encontrar as oportunidades para se autodesenvolver.

É ainda perceber e conhecer o mundo ao seu redor, lembrando-se sempre das pessoas que estão próximas a você. Realizando todas essas coisas, as chances de ter sucesso na vida pessoal e profissional serão ainda maiores.

Autoconhecimento Pessoal

Quando a pessoa desenvolve o autoconhecimento, ela toma consciência das suas metas, desejos, objetivos e propósitos, repensa suas atitudes, fortalece suas qualidades, enfrenta as eventuais mudanças de cabeça erguida, repensa suas atitudes, potencializa sua coragem, reconhece e aceita suas emoções negativas e trabalha para que elas sejam modificadas.

Todo esse processo permite que o indivíduo cresça e conheça a sua essência, alcance uma melhor qualidade de vida e bem-estar e adquiria autonomia sobre a sua vida, sua história e seus objetivos.

Autoconhecimento Profissional

A importância do autoconhecimento profissional é acima de tudo, acreditar que é possível alcançar aquela etapa tão desejada. É saber que o único responsável pelo seu sucesso na carreira é você.

É por isso que cada indivíduo tem que buscar perceber quais são seus pontos positivos e aqueles em que devem ser melhorados. Isso quer dizer que a pessoa deve buscar aprimorar suas habilidades e competências para poder contribuir de uma melhor forma dentro da organização em que está, ter segurança para tomar decisões, para realizar tarefas e otimizar resultados.

A busca pela potencialização e otimização desse processo exige muita determinação, foco, paciência, perseverança e vontade de se desenvolver, para assim alcançar seus objetivos.

Quando se busca o autoconhecimento, a pessoa busca soluções para o crescimento. Nesse momento começam a aparecer oportunidades, mas o melhor é que esse indivíduo começa a percebê-las e ver que é possível fazer de uma ocasião passageira, uma realidade.

O mais importante é determinar os objetivos e metas e estar disposto a enfrentar tudo que for necessário para alcançar o sonho tão desejado. É também ter foco no positivo e saber que é possível conquistá-lo se você acreditar e trabalhar para transformá-lo em realidade.

O autoconhecimento é fundamental para capacitar e auxiliar o profissional a alcançar resultados extraordinários e obter uma experiência cada vez mais profunda em sua área de atuação, realizando assim, seus próprios objetivos e ajudando a empresa a crescer no mercado de trabalho.

Como o Coaching auxilia no autoconhecimento

Cursos de Coaching ensinam várias técnicas de autoconhecimento utilizando conceitos psicológicos e filosóficos. Por meio da metodologia, aprendemos porque funcionamos de certa forma e como podemos melhorar nosso comportamento de acordo com nossos objetivos. Assim, é possível traçar metas com clareza e ultrapassar barreiras pessoais e profissionais com muito mais facilidade e eficiência.

O autoconhecimento é talvez a maior das ferramentas pessoais e profissionais, pois ela permite que possamos atingir resultados extraordinários, além de nos tornar verdadeiros líderes, que sabem a hora certa de assumir responsabilidades e, na mesma medida, entendem quando delegar é mais eficiente para sua equipe de trabalho na busca pelo resultado final satisfatório.

Por José Roberto Marques

Disponível em:

http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/importancia-do-autoconhecimento/

 

Autor: Wilson Ferreira

Formado em Gestão de Recursos Humanos, Graduando Administração de Empresas e Pós-Graduando em MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. Venho aprofundar o estudo teórico e prático na área de administração de empresas, recursos humanos e gestão de pessoas. Oferendo aos participantes métodos e ferramentas capazes de envolver as pessoas nas estratégias e objetivos da empresa, considerando as transformações da sociedade contemporânea e as mudanças de paradigmas enfrentadas pelas organizações.

Deixe uma resposta