O QUE SÃO PARADIGMAS

images (3)

Paradigma é um modelo ou padrão a seguir.

Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradeigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.

São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.

Deixando mais claro, paradigma é algo que está acontecendo como padrão ou regra, sendo aceito por não se ter atitudes contrárias à situação vigente, dessa forma, os indivíduos devem aceitar certas situações sem resistência, sem restrição, sem objeção, etc.

O tempo todo estamos vendo o mundo por meio de nossos paradigmas.

Eles funcionam como filtros que selecionam o que percebemos e reconhecemos e que nos levam a recusar e distorcer os dados que não combinam com as expectativas por eles criadas.

Sendo diferentes os paradigmas de duas pessoas em relação a um determinado tema, o que é percebido por uma será imperceptível para a outra; chama-se isso de “efeito paradigma”.

Além de influir sobre nossas percepções, nossos paradigmas também influenciam nossas ações: fazem-nos acreditar que o jeito como fazemos as coisas é o “certo” ou “a única forma de fazer”.

Assim costumam nos impedir de aceitar ideias novas, tornando-nos pouco flexíveis e resistentes a mudanças.

A importância da quebra de paradigmas

No âmbito empresarial, a quebra de paradigmas é um processo de mudanças que transforma e leva a organização a enfrentar desafios e conquistar espaço no mercado.

Quebrar paradigmas e pensar fora da caixa são ações fundamentais para o crescimento e sobrevivência de uma organização empresarial.

Embora muitos empreendedores acreditem que basta inovar para quebrar paradigmas, este é um processo que exige planejamento, estabelecimento de metas e coragem para pensar fora da caixa.

Para que o processo realmente aconteça, é necessário abusar da criatividade para prender a atenção do cliente e conquistar o consumidor por meio de promoções diferenciadas, programas de fidelidade ou produtos que sejam interessantes para o público.

Conclusão

“paralisia de paradigma” pode nos impedir de ver as oportunidades positivas que se encontram à nossa volta; para percebê-las precisamos ser flexíveis e dispostos a perceber coisas além dos que estamos habituados.

Autor: Wilson Ferreira

Formado em Gestão de Recursos Humanos, Graduando Administração de Empresas e Pós-Graduando em MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. Venho aprofundar o estudo teórico e prático na área de administração de empresas, recursos humanos e gestão de pessoas. Oferendo aos participantes métodos e ferramentas capazes de envolver as pessoas nas estratégias e objetivos da empresa, considerando as transformações da sociedade contemporânea e as mudanças de paradigmas enfrentadas pelas organizações.

Deixe uma resposta